Fitness para Gestantes – Segundo Trimestre Gestacional

Continuando a série de artigos que falam sobre como as futuras mamães podem manter uma rotina de exercícios físicos adequados a esta fase tão especial em sua vida, hoje falaremos sobre o segundo trimestre gestacional.

yoga gestantesNo segundo trimestre da gestação, os enjôos diminuem ou desaparecem, a gravidez está mais estável, seu bebê está formado e agora só precisa crescer. Nesta fase começam a surgir os inchaços e a barriga já cresce bastante, mudando o centro de gravidade do corpo. Você se sente mais cansada. O foco, nesta fase, é alongar e fortalecer os músculos abdominais, das costas, das pernas e do assoalho pélvico para suportar o ganho de peso, corrigir a postura, evitar dores nas costas e facilitar o parto. É bom trabalhar a resistência aeróbica, para driblar o cansaço, mantendo os batimentos cardíacos na casa dos 140 por minuto.

Nesta fase, hidroginástica, caminhada e alongamento são excelentes para tonificar a musculatura, ajudar a controlara pressão, aliviar o inchaço e relaxar. No pilates e na yoga, foque nos exercícios de contração do períneo.

O aumento do hormônio relaxina deixa tendões e ligamentos mais frouxos, portanto maneire nos exercícios de alongamento. Na aula de yoga, dispense as posturas de torção de tronco e equilíbrio. Evite atividades como step, jump, bike e esportes com bola.

 

7 thoughts on “Fitness para Gestantes – Segundo Trimestre Gestacional

  • 24 de janeiro de 2015 at 23:44
    Permalink

    Fazer exercícios durante a gravidez é fundamental para o parto pois fortalece a musculatura..mas sempre acompanhada por um profissional da área. Parabéns pelas dicas..:D

    Reply
  • 21 de setembro de 2015 at 1:58
    Permalink

    Gostei do artigo, estava procurando mais sobre isso. Obrigado por esclarecer minhas dúvidas

    Reply
    • 26 de setembro de 2015 at 1:10
      Permalink

      Olá Priscila,

      Que bom que o artigo a ajudou!

      Um abaraço,

      AgnesS.

      Reply
  • 30 de janeiro de 2016 at 19:20
    Permalink

    Artigo de poucas palavras porem muito esclarecedor. É muito bom encontrar informações de tamanho valor, pois, assim podemos nos informar e garantir pro nosso bem, ótimos benefícios. Parabéns, adorei as dicas do blog.

    Reply
  • 16 de março de 2016 at 22:41
    Permalink

    Verdade! Fiz pilates durante toda a gravidez e foi excelente. Ajudou a me dar mais energia nos últimos meses e sem dúvida influenciou na minha recuperação pós parto. Exercício físico é fundamental sempre! Parabéns pelo artigo! Com certeza está ajudando muitas mamães. bjs
    Ju Freitas postado recentemente…Dicas para o enxoval do bebê! Importantérrimas!My Profile

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge