Fitness para Gestantes – Primeiro Trimestre Gestacional

Hoje iniciaremos uma série de artigos que falam sobre como as futuras mamães podem manter uma rotina de exercícios físicos adequados a esta fase tão especial em sua vida.

Os benefícios obtidos por se exercitar durante a gravidez são enormes, pois quanto melhor a condição física da mulher, mais tranquila será a sua gestação, o parto e o pós parto. além de auxiliar na manutenção e na volta ao peso anterior após o parto, os exercícios físicos contribuem para aliviar  a dor nas costas, prevenir e controlar o diabetes e a hipertensão, melhorar a circulação, diminuir o inchaço e evitar a depressão pós-parto.

Além da hidroginástica e das caminhadas leves, você pode sim praticar musculação, yoga ou pilates, mas desde que acompanhados por um profissional qualificado e com a intensidade adequada ao seu período gestacional.

No primeiro trimestre da gestação, apesar de não sentir grandes mudanças físicas, você pode sentir muito enjôo, o que atrapalha um pouco as atividades físicas. Além disso, esta é uma fase de formação do seu bebê, com maior risco de abortos, e portanto você deve pegar leve nos exercícios, mesmo que a barriga ainda não esteja aparente.

Se você não fazia nenhum tipo de atividade física antes de ficar grávida, o ideal é começar com atividades com pouco ou nenhum impacto como caminhadas, hidroginástica ou alongamento, de preferência específicas para gestantes. Para quem já praticava alguma modalidade, como pilates, yoga ou musculação, é possível manter a modalidade, desde que com acompanhamento de profissional especializado e com liberação do obstetra, sempre lembrando que agora você está numa fase especial e deve cuidar com certas posições ou tipos de esforço.

Começar a correr, pedalar ou mesmo praticar outras atividades que demandem muito esforço físico, está proibido nesta e em qualquer outra fase da gravidez.

 

 

One thought on “Fitness para Gestantes – Primeiro Trimestre Gestacional

  • 1 de dezembro de 2016 at 1:42
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    Fiz muito hidroginástica durante a minha segunda gestação, foi ótimo… super recomendo fazer exercícios durante a gravidez.

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